No dia 24 de maio de 2019, realizou-se a atividade de Boccia organizado pelo Departamento de Educação Especial/Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva/Coordenação de Estabelecimento EB 2/3 Gomes Teixeira, em parceria com o Centro de Recursos para a Inclusão – Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC), na qual participaram alunos do 9.º e 6.º ano.
A atividade coordenada pelo Professor Ricardo (APPC) revelou-se de elevado interesse e motivação para os alunos, que tiveram uma participação extraordinária e demonstram elevado talento.
Como curiosidade, vamos conhecer a origem do BOCCIA:
“O Boccia é uma modalidade de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do Império Romano, tendo vindo a dar origem a uma vasta gama de jogos, dos quais destacamos o bowling e a petanca.
Foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), em estreita colaboração com a CP-ISRA (Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral).
As vertentes do jogo vão do lazer e recreação ao mais alto nível de competição e é reconhecido neste âmbito pelas entidades oficiais a nível mundial, tendo sido eleito como modalidade Paralímpica.”