PROJETO “JUSTIÇA PARA TODOS”

Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique participou no Projeto “Justiça para todos”, promovido pelo IPAV, com a colaboração de alguns alunos das turmas do 8.º A, 8.º B, 8.º C, 9.º A e 9.º B.

Os 12 alunos inscritos neste Projeto escolheram trabalhar e apresentar o tema “Cyberbullying”. Nas várias sessões de trabalho com os professores responsáveis, elaboraram um texto para simulação do tema escolhido, que foi apresentado posteriormente no Tribunal de Gondomar, presidido por um Juiz real de Direito. Para esta simulação foram criadas personagens fictícias para cada um dos alunos, tais como arguido, vítimas, testemunhas, peritos, procurador, oficial de justiça, polícia judiciária, advogados, diretor de turma e psicóloga. Foram igualmente elaboradas provas documentais e processuais, relatórios periciais e outros que se mostrassem pertinentes para o caso a apresentar em Tribunal.

Através da participação neste Projeto, pretendeu-se que os alunos fossem sensibilizados e adquirissem competências tais como: apurar o sentido de justiça; criar canais de comunicação entre os agentes da justiça e os jovens; promover valores democráticos e compreender o funcionamento de um Estado de Direito; reforçar o valor da participação cívica ativa, informada e responsável; valorizar os Direitos Humanos e o seu papel nas sociedades democráticas, bem como compreender o processo legislativo e o papel dos tribunais como órgãos de soberania.

Aos professores e alunos que participaram no Projeto, à IPAV, à “Abreu Advogados” e ao Juiz Dr. Gonçalo Magalhães, queremos deixar os nossos agradecimentos pelo precioso contributo sem o qual não seria possível a concretização do Projeto “Justiça para Todos” que foi do agrado de todos os participantes.

As docentes participantes: Goreti Rua, Carla Teixeira e Margarida Cardoso