PROJETO “JUSTIÇA PARA TODOS”

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique participou no Projeto “Justiça para todos”, promovido pela Forum Estudante e pela Abreu Advogados, com a colaboração de alguns alunos do 8.º A, 8.º B, 8.º C, 9.ºA e 9.º B.

Os 12 alunos inscritos neste Projeto escolheram trabalhar e apresentar o tema “Cyberbullying”. Nas sessões de trabalho com os professores responsáveis elaboraram um texto para a simulação do tema escolhido, que foi apresentado no Tribunal de Gondomar, no dia 7 de junho, presidido por um Juiz real de Direito. Para esta simulação foram criadas personagens fictícias para cada um dos alunos, tais como: arguida, vítima e respetiva encarregada de educação, testemunhas, técnico forense, procurador, oficial de justiça, advogados, diretor de turma e psicóloga. Foram igualmente elaboradas as provas documentais e processuais, relatórios periciais e outros que se mostrassem pertinentes para o caso a apresentar em Tribunal.

Através da participação neste Projeto, pretendeu-se que os alunos fossem sensibilizados e adquirissem competências tais como: apurar o sentido de justiça; criar canais de comunicação entre os agentes da justiça e os jovens; promover valores democráticos e compreender o funcionamento de um Estado de Direito; reforçar o valor da participação cívica ativa, informada e responsável; valorizar os Direitos Humanos e o seu papel nas sociedades democráticas, bem como compreender o processo legislativo e o papel dos tribunais como órgãos de soberania.

À Gestora do Projeto, Dra. Diana Domingues, à “Abreu Advogados”, ao Meritíssimo Juiz que presidiu ao julgamento, Dr. Gonçalo Magalhães, aos professores e alunos que participaram no Projeto, com grande entusiasmo e motivação, queremos deixar os nossos agradecimentos pelo precioso contributo sem o qual não seria possível a concretização do mesmo que foi do agrado de todos os participantes.

 

A Coordenadora do Projeto: Goreti Rua

Professoras participantes: Carla Teixeira / Margarida Cardoso