BASQUETEBOL EM CADEIRA DE RODAS

 

No dia 29 de maio os alunos da nossa escola tiveram a oportunidade de experimentar jogar Basquetebol em cadeira de rodas.

Este desporto surgiu perto do início do século XX, e foi com o intuito de reintegrar na sociedade os soldados que tinham saído feridos da guerra e dar-lhes assim, um propósito, ajudando assim na sua reabilitação.

Este desporto fez a sua estreia nos primeiros Jogos Paralímpicos, realizados no ano de 1960 em Roma, e é um dos poucos que esteve presente em todas as edições do evento.

As dimensões do campo, a pontuação e a altura do cesto são as mesmas do Basquetebol convencional – assim como as equipas, com cinco jogadores cada. Os jogos são divididos em quatro períodos de dez minutos.

Com o intuito de deixar as equipas equilibradas, a classificação dos atletas é feita por um sistema de pontos, que vai de 1 a 4.5, respeitando o potencial funcional de cada um – quanto maior a pontuação, maior a habilidade funcional do atleta. A soma de todos os jogadores da equipa não pode ultrapassar o total de 14 pontos.

Para os nossos alunos foi uma experiência única e muito gratificante.