Semana dos Afetos – E.B. Bom Sucesso

No âmbito da comemoração da Semana dos Afetos, as docentes de educação especial, em colaboração com os docentes do ensino regular, a psicóloga, terapeutas do agrupamento e assistentes do centro de apoio à Aprendizagens (CAA), dinamizaram uma atividade que envolveu todas as turmas do 1º ciclo.

A atividade teve por base a história “O Pássaro da Alma” da autora Michal Snunit.

Esta teve início com a elaboração dos convites aos restantes alunos da escola. Estes foram elaborados a partir dos símbolos SPC (símbolos pictográficos para a comunicação).

Entre o dia 10 e 14 de fevereiro, o Centro de Apoio à Aprendizagem contou com a presença de todos os alunos da escola para explorarem a história, tendo como objetivo compreender a importância dos afetos e dos sentimentos. Realizaram, também, um desenho de uma situação onde identificavam um sentimento, para expor num cartaz que no fim foi colocado num mural, na entrada da escola. Os alunos envolveram-se ativamente na atividade proposta, resultando em debates fundamentais para a promoção das relações interpessoais.

A exploração da história pretendia que se identificassem os principais sentimentos/emoções envolvidas. Essencialmente, foram trabalhadas a empatia e a solidariedade no recreio, no sentido de promover uma escola mais inclusiva.

Algumas opiniões dos alunos:

“Falar sobre os afetos é importante para as pessoas saberem como lidar com os sentimentos dos outros”
“É importante falar dos afetos na escola, porque as crianças aprendem a importância de sentir como é estar no lugar do outro.”
“Os afetos incluem os sentimentos bons e maus e é importante sabê-los distinguir.”
“Aqui na escola aprendi a colocar-me no lugar do outro.”
“O afeto é importante porque todos precisamos dele.”
“Trabalhar os afetos é importante porque as crianças deixam de ser tão más.”
“Porque se trabalha os afetos nos recreios as crianças ficam melhores.”
“Aprendi a valorizar mais os sentimentos e menos os bens materiais.”
“As crianças aprendem a partilhar e a compreender os outros.”
“Trabalhar os afetos ajuda-nos a resolver os problemas.”
“A escola ensinou-me a elogiar os que têm dificuldades.”
“Os sentimentos alegram as pessoas e fazem-nas sentir felizes.”
“Na escola aprendi a lidar com os meus sentimentos e os dos outros.”
“Os afetos estão na nossa cabeça e nunca saem de lá.”
“Aprendi que tenho o direito de dizer o que sinto.”
“É importante trabalhar os afetos para sabermos o que sentimos.”