Projeto “Justiça para Todos”

No âmbito do Projeto “Justiça para todos” os alunos da Escola Gomes Teixeira usufruíram, no passado dia 20 de fevereiro, de uma visita de estudo guiada ao Tribunal da Relação do Porto (Museu Judiciário e ao Salão Nobre). Visitaram igualmente as instalações da antiga Cadeia da Relação do Porto, um vasto edifício com enorme carga simbólica. Trata-se de um exemplar único da arquitetura prisional do Antigo Regime, onde o escritor Camilo Castelo Branco esteve preso e escreveu a sua obra-prima “Amor de Perdição”.

Esta visita pretendeu que os alunos adquirissem competências essenciais e úteis para uma vida ativa e responsável em sociedade, a saber: compreender o papel dos tribunais como órgãos de soberania; valorizar as Leis e os Direitos Humanos numa sociedade democrática; criar canais de comunicação entre os agentes da justiça e os jovens e fomentar comportamentos cívicos.

É de salientar que este dia foi recheado de muita alegria, sessões fotográficas, entusiasmo e foi essencialmente pautado por um singular convívio e sociabilidade entre todos os participantes.

Um agradecimento muito especial à Secretária do Gabinete da Presidência, Dra. Vera Medeiros, do Tribunal da Relação do Porto, bem como a todos os alunos e professores que tornaram possível a realização desta atividade que foi do agrado de todos os participantes.

Professores participantes: Goreti Rua, Ana Baptista, Telmo Barbosa, Isabel Rodrigues