A tradição é comemorarmos o dia de São Martinho e festejarmos o magusto no dia onze de novembro. Este ano, na nossa escola, fizemos o magusto no dia anterior, porque não foi possível contratar um assador de castanhas para o dia onze. Neste dia fomos brindados com muita animação, música, castanhas e um sol radioso.
Quando chegamos à escola começamos a aula como um dia normal. A nossa professora distribuiu umas folhas de papel e anunciou que tínhamos de fazer um desenho relacionado com o magusto e que ocupasse a folha toda. Depois de terminados os desenhos a professora agrafou-os de modo que ficassem com a forma de cartuchos. De seguida pintamos um desenho sobre a lenda de São Martinho e a professora foi chamando os meninos para ajudarem a fazer decorações que foram utilizadas para enfeitar o átrio do nosso bloco.
Enquanto íamos para o refeitório vimos o fumo das castanhas e, apesar de não sentirmos, logo imaginamos o cheirinho tão bom das castanhas assadas. Estávamos ansiosos por comê-las!
Após o recreio da hora do almoço entramos na sala de aula para ter aula de inglês que foi interrompida, mesmo no início, pelo som da professora Joana a entrar na sala para anunciar que estava na hora de comemorarmos o magusto. Pegamos nos nossos cartuchos e fomos em fila buscar as castanhas assadas. Quem as assou foi um senhor que tinha um carro com um assador próprio, como aqueles que encontramos espalhados pelas ruas da cidade. Estávamos todos muito contentes! Já com os nossos cartuchos bem cheios fomos sentar-nos numa rodinha, dentro da nossa bolha. Ao início as castanhas estavam quentíssimas e ninguém conseguia abri-las, mas depois de arrefecerem um pouco lá as começamos a comer. Estavam tão deliciosas que alguns meninos até pediram para repetir.
Quando terminamos de comer as castanhas, cantamos músicas sobre o magusto, dançamos e brincamos.
Foi assim que a escola nos proporcionou um dia muito divertido e inesquecível!
Turma do 3º B da Escola do Bom Sucesso