Visita de Estudo a Cracóvia – 4 a 7 março 2022

No âmbito das disciplinas de História, Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais, realizou-se, entre os dias 4 e 7 de março, uma visita de estudo a Cracóvia, na qual participaram os alunos do 9.º ano do nosso Agrupamento.

No centro histórico da cidade de Cracóvia, declarado Património Mundial da Humanidade em 1978, os alunos puderam visitar a Praça do Mercado, considerada uma das maiores praças medievais da Europa, a Basílica de Santa Maria, o Castelo de Wawel, o Bairro de Kazimierz, entre outros monumentos históricos.

A cerca de 70 Km de Cracóvia, os alunos usufruíram de uma visita de estudo guiada a Auschwitz-Birkenau, o maior símbolo do Holocausto, perpetrado pelo nazismo durante a segunda guerra mundial.

Seguiu-se a visita à Fábrica de Schindler, que atualmente abriga uma exposição permanente intitulada “Cracóvia sob a Ocupação Nazi entre 1939 a 1945”. Esta fábrica faz parte da história do país, uma vez que o seu dono, o empresário alemão Schindler, empregou todas as suas forças para salvar o maior número de judeus durante a ocupação nazi na Polónia.

Na cidade de Wieliczka, os alunos também participaram numa visita guiada às Minas de Sal, uma das mais antigas do mundo, exploradas desde o século XIII. Aqui, puderam observar surpreendentes lagos subterrâneos, picaretas e pás da época e esculturas e baixos-relevos feitos pelos mineiros com blocos de sal. O ponto alto desta visita foi a chegada à Capela de St. Kinga, uma impressionante sala de 54 metros de comprimento, decorada completamente à base de sal.

Em jeito de conclusão, cumpre referir que esta visita de estudo a Cracóvia decorreu sempre com muito entusiasmo, motivação, alegria e registos fotográficos e foi pautada por um saudável convívio entre todos os participantes.

Os professores responsáveis: Isabel Rodrigues, Goreti Rua e Telmo Barbosa