SPO

Psicólogas / Contactos

Paula Cleto – Escola Secundária Infante D. Henrique –  226052860/7

Diana Moreira – Escola Básica Gomes Teixeira –  220739071

 

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma unidade especializada de apoio educativo que articula com as diferentes estruturas de orientação educativa do agrupamento e com outros serviços locais, de modo a promover condições que contribuam para a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar e para a melhoria da qualidade da educação.

No Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Porto, o SPO é sediado na Escola Secundária Infante D. Henrique, para a educação de dupla certificação a nível básico (Cursos de Educação e Formação – CEF) e a nível secundário (Cursos Profissionais), e na Escola Básica Gomes Teixeira, para a educação pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino regular. Os diversos elementos da comunidade escolar (Alunos, Pais e/ou Encarregados de Educação, Docentes e Não-Docentes) podem recorrer diretamente ao serviço.

Qualquer solicitação de intervenção psicológica ao SPO requer marcação prévia, para avaliação do pedido e das respostas disponibilizadas pelo serviço.

Este serviço desenvolve a sua atividade contemplando três áreas principais de intervenção:

Apoio Psicológico e Psicopedagógico

O serviço desenvolve atividades nos domínios académico, socioemocional e comportamental, que visam o desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens que frequentam este agrupamento de escolas.

Estas atividades envolvem o trabalho direto com os alunos, mas sobretudo o trabalho indireto com famílias, docentes e outros elementos da comunidade, através de práticas de consultadoria, colaboração, formação e investigação-ação. O apoio psicológico e psicopedagógico assume um caráter predominantemente preventivo, podendo assumir modalidades de intervenção individual, grupal ou dirigidas a toda a organização escolar.

Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa

O serviço promove ou integra ações alargadas que pretendem mobilizar os diferentes agentes educativos, entidades e serviços da comunidade para o desenvolvimento das respostas educativas a prestar na Escola.

Através de esforços conjuntos e continuados de diferentes agentes e da necessária complementaridade entre si – psicólogas, docentes e não docentes, elementos da direção, famílias e outros elementos da comunidade – procura-se encontrar e promover respostas compreensivas e adequadas às necessidades dos alunos, bem como ambientes de aprendizagem mais positivos, seguros e saudáveis.

Apoio ao Desenvolvimento Vocacional

O serviço promove um conjunto de ações de capacitação dos jovens, no sentido de serem capazes de identificar o seu talento e potencial e de mobilizar os recursos pessoais e da comunidade nas tomadas de decisão, em particular, a nível educativo e formativo e de trabalho, bem como na gestão do seu percurso pessoal. Este trabalho é desenvolvido com os alunos, em articulação com as famílias, os docentes e outros elementos da comunidade.