Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial – Mecatrónica

O Técnico de Manutenção Industrial / Mecatrónica é o profissional qualificado, apto a orientar e a desenvolver atividades na área da manutenção, relacionadas com análise e diagnóstico, controlo e monitorização das condições de funcionamento dos equipamentos eletromecânicos e instalações elétricas industriais. Planeia, prepara e procede a intervenções no âmbito da manutenção preventiva, sistemática ou corretiva, executa ensaios e repõe em marcha de acordo com as normas de segurança, saúde e ambiente e regulamentos específicos em vigor.

 

  • Duração: 3 anos
  • Pré-requisitos: 9º ano completo
  • Idade – Entre os 14 e 20 anos

INSCRIÇÃO ONLINE

 

 Qualificação escolar

12.º ano de escolaridade (prosseguimento de estudos ao nível do ensino superior).

Qualificação profissional

Nível 4 do QNQ (Quadro Nacional de Qualificação).

Condições de frequência

A lecionação é gratuita; o aluno terá direito a subsídio de alimentação e transporte, bem como uma bolsa para material escolar indexada ao escalão de rendimentos do seu agregado familiar.

Competências Profissionais

  • Interpretar desenhos, normas e outras especificações técnicas, a fim de identificar formas e dimensões, funcionalidade, materiais e outros dados complementares relativos a equipamentos eletromecânicos e instalações elétricas industriais;
  • Controlar o funcionamento dos equipamentos, detetar e diagnosticar anomalias;
  • Planear, desenvolver e controlar os trabalhos de manutenção e de conservação, em equipamentos e instalações, de acordo com as normas de segurança, saúde e ambiente e regulamentos específicos em vigor;
  • Avaliar e providenciar os meios humanos e materiais necessários à intervenção de manutenção, tendo em consideração os prazos para execução;
  • Planear e estabelecer a sequência e os métodos de trabalho de desmontagem, reparação e montagem de componentes e/ou equipamentos e definir a aplicação de processos, materiais e ferramentas adequadas à execução dos trabalhos, de acordo com o diagnóstico efetuado;
  • Controlar e avaliar as intervenções de manutenção e os equipamentos intervencionados, utilizando instrumentos adequados;
  • Proceder à instalação, preparação e ensaio de vários tipos de máquinas, motores e outros equipamentos industriais;
  • Colaborar no desenvolvimento de estudos e projetos de adaptação de sistemas e equipamentos para melhoria da eficiência, ganhos de produtividade e prevenção de avarias.

 

Plano de Estudos

 

COMPONENTES DE FORMAÇÃO

 

DISCIPLINAS

CARGA

HORÁRIA

 

 

 

 

Sociocultural

Português 320 h
Língua Estrangeira

Inglês

220 h
Área de Integração 220 h
Tecnologias da

Informação e Comunicação

 

100 h

Educação Física 140 h
Científica Matemática 300 h
Física e Química 200 h
 

Técnica

UFCDs 1200 h
Formação em

Contexto de Trabalho

 

740 h

Carga horária total do Curso 3440 h

 

O que é?

O/A Técnico/a de Manutenção Industrial (Mecatrónica) procede à manutenção, reparação e adaptação de equipamentos diversos nas áreas da eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica.

O que faz?

  • Analisa documentação técnica de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos.
  • Repara pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção.
  • Repara e substitui elementos mecânicos, elétricos e eletrónicos em equipamentos e sistemas automatizados, utilizando meios informáticos para melhorar a qualidade do serviço.
  • Programa sistemas robotizados e opera com máquinas CNC e sistemas flexíveis de produção.

 

Onde pode trabalhar?

O/A Técnico/a de Manutenção Industrial (Mecatrónica) pode desempenhar funções em empresas dos setores de reparação automóvel, robótica e indústrias de equipamentos mecânicos e eletrónicos.

Que formação precisa?

Para o exercício da profissão de Técnico/a de Manutenção Industrial (Mecatrónica) é necessário adquirir uma qualificação profissional de nível 4 através da frequência e conclusão do Curso Profissional de Manutenção Industrial (Mecatrónica).

  • Condições de acessoa esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.
  • A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do Curso, ou seja,  o diploma do 12º ano de nível secundário  e o certificado de formação profissional de nível 4.