Curso Profissional Técnico/a Produção Aeronáutica – Qualidade e Controlo Industrial

 

O Técnico de Produção Aeronáutica prepara e implementa diferentes procedimentos e ações que garantem o controlo e a qualidade das matérias primas, meios, processos de produção e produtos, tendo em vista a conformidade com as exigências do cliente (interno e externo), o controle industrial, o cumprimento dos requisitos da qualidade associados à produção na indústria aeronáutica e a melhoria contínua do Sistema de Gestão de Qualidade.

 

Duração: 3 anos

Pré-requisitos: 9º ano completo

Idade – Entre os 14 e 20 anos

INSCRIÇÃO ONLINE

 

Qualificação escolar

12.º ano de escolaridade (prosseguimento de estudos ao nível do ensino superior).

Qualificação profissional

Nível 4 do QNQ (Quadro Nacional de Qualificação).

Condições de frequência

A lecionação é gratuita; o aluno terá direito a subsídio de alimentação e transporte, bem como uma bolsa para material escolar indexada ao escalão de rendimentos do seu agregado familiar.

Competências Profissionais

  • Interpretar e sistematizar informações técnicas específicas da indústria aeronáutica.
  • Interpretar normas e procedimentos da qualidade, nacionais e internacionais.
  • Interpretar desenhos, normas, tabelas e outras especificações técnicas.
  • Aplicar instruções de trabalho e roteiros de procedimentos de controlo da qualidade do produto, de utilização, calibração e manutenção de máquinas e equipamentos e de controlo e registo da informação.
  • Utilizar técnicas de planeamento e organização na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.
  • Aplicar técnicas de planeamento, organização e preparação do trabalho no desenvolvimento da sua atividade.
  • Aplicar técnicas de controlo dos documentos e dados relativos a utilização de máquinas e equipamentos de acordo com as normas da qualidade.
  • Agir adequadamente na presença de não conformidades dos produtos e processos desde a sua deteção à eliminação das causas que lhes deram origem, passando por todas as fases relacionadas com estas situações.
  • Definir e implementar ações corretivas/preventivas e de melhoria.
  • Aplicar técnicas de avaliação da eficácia das ações corretivas/preventivas.
  • Aplicar os procedimentos de auditoria interna e através da análise dos seus resultados, avaliar se o Sistema de Gestão da Qualidade está eficazmente implementado e mantido.
  • Aplicar técnicas de organização de auditoria externa no sentido de disponibilizar informação e outros meios necessários.
  • Aplicar técnicas de organização e divulgação da informação.
  • Utilizar os equipamentos de medição, verificação e controlo dimensional utilizadas na indústria.

 

Plano de Estudos

COMPONENTES DE FORMAÇÃO DISCIPLINAS CARGA

HORÁRIA

 

 

 

 

Sociocultural

Português 320 h
 

Língua Estrangeira Inglês

 

220 h

Área de Integração 220 h
Tecnologias da

Informação e Comunicação

 

100 h

Educação Física 140 h
Científica Matemática 300 h
Física e Química 200 h
 

Técnica

UFCDs 1300 h
Formação em

Contexto de trabalho

 

640 h

Carga horária total do Curso 3440 h

 

O QUE É ?

O/A Técnico/a de Produção Aeronáutica – Qualidade e Controlo Industrial prepara e implementa diferentes procedimentos e ações que garantem o controlo e a qualidade das matérias primas, meios, processos de produção e produtos, tendo em vista a conformidade com as exigências do cliente (interno e externo), o controlo industrial, o cumprimento dos requisitos da qualidade associados à produção na industria aeronáutica e a melhoria continua do Sistema de Gestão da Qualidade.

 

O QUE FAZ?

  • Participa na construção do Sistema de Gestão da Qualidade através das diversas ferramentas de controlo industrial.
  • Define os procedimentos relativos à Gestão da Qualidade e Controlo Industrial para cada área funcional, de acordo com os requisitos da indústria aeronáutica.
  • Implementa e acompanha os procedimentos planeados de controlo da qualidade na indústria aeronáutica, de forma a cumprir os objetivos definidos.
  • Avalia os resultados do desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade.

 

ONDE PODE TRABALHAR?

O/A Técnico/a de Produção Aeronáutica – Qualidade e Controlo Industrial atua em diversas áreas, podendo desenvolver atividades na indústria aeronáutica, em empresas na área da metalurgia e metalomecânica e na área do controlo da qualidade.

O Curso Profissional de Produção Aeronáutica – Qualidade e Controlo Industrial é de grande relevância a nível local, regional, nacional e além fronteiras, dado a elevada escassez de técnicos/as especializados/as nesta área.

 

QUE FORMAÇÃO PRECISA?

Para o exercício da profissão de Técnico/a de Produção Aeronáutica – Qualidade e Controlo Industrial é necessário adquirir uma qualificação profissional de nível 4 através da frequência e conclusão do Curso Profissional de Técnico/a de Produção Aeronáutica – Qualidade e Controlo Industrial.

  • Condições de acesso a esta formação: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.
  • A certificação que obtém: uma dupla certificação após a conclusão do Curso, ou seja, o diploma do 12º ano de nível secundário  e o certificado de formação profissional de nível 4.