Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial – Mecatrónica

 INSCRIÇÃO ONLINE

O que é?

O/a Técnico de Manutenção Industrial, variante Mecatrónica é o/a profissional que orienta e desenvolve os trabalhos na área da manutenção, relativamente à preparação, inspeção e manutenção de equipamentos industriais, nas áreas da eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

Perfil Profissional

O que faz?

  • Analisa documentação técnica de sistemas mecânicos, elétricos e eletrónicos, e estabelece planos de manutenção dos equipamentos;
  • Repara pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção;
  • Repara e substitui elementos mecânicos, elétricos e eletrónicos em equipamentos e sistemas automatizados, utilizando meios informáticos para melhorar a qualidade do serviço;
  • Programa sistemas robotizados e opera com máquinas CNC e sistemas flexíveis de produção, tornos, fresadoras, retificadoras, entre outros.

Onde pode trabalhar?

O/A Técnico/a de Manutenção Industrial, variante Mecatrónica pode desempenhar funções em diversos setores da indústria, tais como:

  • Indústria metalúrgica e metalomecânica, de papel e celulose;
  • Indústria automóvel e naval;
  • Indústrias de transporte ferroviário;
  • Indústria petrolífera e petroquímica;
  • Indústria de fabrico de Elevadores e Plataformas;
  • Indústria do ramo da eletrónica e da automação;
  • Empresas industriais com processos automatizados de fabrico;

atuando nas seguintes áreas: manutenção, linhas de produção, montagem e reparação de máquinas e equipamentos, relacionados com eletricidade, eletrónica, automação e controlo Industrial, robótica e mecânica. E na assistência de venda e pôs venda de máquinas e equipamentos.

Que formação necessita?

Para exercer a profissão de Técnico de Manutenção Industrial, variante Mecatrónica é necessário frequentar o curso profissional de Manutenção Industrial, variante Mecatrónica, que tem a duração de 3 anos letivos e é um curso de dupla certificação – escolar (12ºano) e profissional (nível 4 – QNQ/QEQ). No final do curso, os alunos têm de apresentar e defender, perante um júri, um projeto designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), na qual demonstram as competências e os conhecimentos que desenvolveram ao longo da formação.

Condições de acesso ao curso: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.

Plano curricular

Componentes de Formação Disciplinas Carga horária
 

 

Sociocultural

Português 320h
Língua Estrangeira – Inglês 220h
Área de Integração 220h
Tecnologias de Informação e Comunicação 100h
Educação Física 140h
 

Científica

Matemática 300h
Física e Química 200h
 

Técnica

Tecnologia e Processos  

1180h

Organização Industrial
Desenho Técnico
Práticas Oficinais
Formação em Contexto de trabalho 600
Educação Moral e Religiosa (de frequência facultativa) 81h
Carga Horária Total/Curso 3361h

O Agrupamento conquistou, com grande orgulho, o selo de qualidade EQAVET para 3 anos, prazo máximo possível. O selo de Conformidade EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais) confere o reconhecimento pela excelência do trabalho realizado no agrupamento ao longo dos últimos anos.

O selo reconhece e reflete a garantia de qualidade na educação e formação profissional no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.