Curso Profissional Técnico/a de Soldadura

INSCRIÇÃO ONLINE

O que é?

O/a Técnico/a de Soldadura é o/a profissional que planeia e executa o trabalho de soldadura, efetuando a escolha dos processos, equipamentos e materiais de adição a utilizar de acordo com as instruções técnicas, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

Perfil Profissional

O que faz?

  • Prepara e organiza o trabalho de soldadura de conjuntos, estruturas e tubagens metálicas cumprindo as medidas de segurança de modo a reduzir os riscos associados aos diferentes processos de soldadura.
  • Analisa e interpreta desenhos e documentação técnica, esboços, esquemas e outra documentação relativa a uma determinada obra e equipamentos em construção soldada.
  • Efetua a conservação dos equipamentos, dos consumíveis e das ferramentas utilizadas, de acordo com os procedimentos adequados.
  • Analisa a documentação necessária para a certificação/qualificação de soldadores e/ou operadores de soldadura e para a qualificação de um procedimento de soldadura (RQPS).
  • Presta assistência técnica a clientes, esclarecendo possíveis dúvidas sobre o trabalho de soldadura realizado.
  • Executa soldaduras topo a topo e de ângulo entre chapas ou chapa/tubo em construções metálicas, de acordo com as diretrizes IIW/EWF, as exigências de qualidade, as normas e códigos específicos da atividade.

Onde pode trabalhar?

O/a Técnico/a de Soldadura pode desempenhar a sua atividade profissional em alguns dos principais setores da indústria, tais como:

  • Indústria metalúrgica e metalomecânica, indústria automóvel, aeronáutica, naval e construção civil, na produção de componentes essenciais e estruturas metálicas utilizados nessas indústrias.
  • Indústria petrolífera e petroquímica, na construção, de refinarias, de redes de oleodutos, gasodutos e plataformas em alto mar;
  • Indústrias ligadas à produção de bens de consumo, dando os aperfeiçoamentos finais a diversos bens, eletrodomésticos, entre outros;
  • Indústria de papel e celulose, e outras indústrias, em manutenção industrial na recuperação de peças e equipamentos.
  • Que formação necessita?

Para exercer a profissão de Soldador/a é necessário frequentar o curso profissional de Técnico de Soldadura, que tem a duração de 3 anos letivos e é um curso de dupla certificação – escolar (12ºano) e profissional (nível 4 – QNQ/QEQ). No final do curso, os alunos têm de apresentar e defender, perante um júri, um projeto designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), na qual demonstram as competências e os conhecimentos que desenvolveram ao longo da formação.

Condições de acesso ao curso: ter concluído o 9º ano de escolaridade em qualquer modalidade de educação e formação.

Plano curricular

Componentes de Formação Disciplinas Carga horária
 

 

Sociocultural

Português 320h
Língua Estrangeira – Inglês 220h
Área de Integração 220h
Tecnologias de Informação e Comunicação 100h
Educação Física 140h
 

Científica

Química 100h
Geometria Descritiva 200h
Matemática 200h
 

Técnica

UFCD’s – Área técnica de soldadura 1250h
Formação em Contexto de trabalho 600h
Educação Moral e Religiosa (de frequência facultativa) 81h
Carga Horária Total/Curso 3431h

O Agrupamento conquistou, com grande orgulho, o selo de qualidade EQAVET para 3 anos, prazo máximo possível. O selo de Conformidade EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais) confere o reconhecimento pela excelência do trabalho realizado no agrupamento ao longo dos últimos anos.

O selo reconhece e reflete a garantia de qualidade na educação e formação profissional no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.